Orientação

O desporto Orientação, que se consubstancia numa moderna modalidade desportiva. Trata-se de um esporte em que o praticante, com o auxilio de um mapa e de uma bússola, passa por pontos de controle marcados no terreno. Esse desporto se distingue dos demais pelo fato de o praticante escolher o caminho a ser seguido em meio à natureza gerando, deste modo, um componente mental e lúdico capaz de atrair um grande numero de praticantes de todas as idades e ter uma aceitação muito grande pelo publico feminino, podendo-se dizer que esta modalidade se divide em quatro vertentes: turística, competitiva, ambiental e pedagógica.

A vertente turística é determinada pelo ministério do Turismo como: Orientação é uma modalidade esportiva classificada como ecoturismo.

A vertente competitiva constitui-se num conjunto de ações destinadas a formação do atleta, a busca da vitória e ao trabalho do clube, com o principal escopo de determinar o crescimento da Orientação.

A vertente ambiental diz respeito à produção das normas de proteção ambiental da competição as regras e as ações educativas que envolvem organizadores e atletas, tendo como objetivo assegurar o mínimo de impacto ao meio. Nesta situação onde o campo de atuação é o meio natural e o praticante é levado a respeitar o habitat dos animais e as áreas sensíveis, cria-se uma relação intima do homem com a natureza.

A vertente pedagógica corresponde ao conjunto de ações que visam colocar o desporto Orientação a serviço do aluno. Nesse caso, procura-se a melhor qualidade do ensino e a motivação do aluno, não importando o desempenho, mas a participação, visando à formação do indivíduo para o exercício da cidadania e para a prática do lazer.